top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiArgos

Custo benefício dos serviços terceirizados

Dentro de uma empresa existem dois tipos de serviços: o core business, ou seja, o serviço principal que a empresa vende para os clientes, e os serviços de suporte, que são aqueles que auxiliam no bom funcionamento e na organização.

Os serviços de suporte são imprescindíveis para o desempenho correto da corporação, mas não influenciam diretamente na mercancia.

Diversas empresas priorizam os serviços terceirizados para desempenhar essas funções, fazendo uso desses ofícios de empresas especializadas, sem precisar investir em mão de obra ou equipamentos específicos. Eis que surge uma dúvida: como saber se a terceirização é a melhor opção? Vamos descobrir.


Contratação dos serviços

Colocar a contratação do serviço na ponta do lápis é de extrema importância. Deve-se anotar todos os gastos, somando o custo da terceirização, todas os termos do contrato, e todos os outros fatores. Assim, é possível comparar os gastos com a contratação de um funcionário especializado ou equipamento.

Após isso, analisa-se os custos de ambas opções, comparando a qualidade dos serviços prestados, podendo assim optar pela melhor escolha para as necessidades da empresa.


Flexibilidade do serviço

Algumas atividades exigem um planejamento de cronograma minucioso, uma vez que elas dependem da interrupção de outras. Por isso, verifique a flexibilidade do serviço oferecido. Isso permitirá que haja um planejamento em conjunto entre a empresa contratante e a contratada.

Além disso, a flexibilidade de funcionários é outro quesito importante. Em um setor privado, caso um funcionário se ausente, o serviço dele atrasará. No caso de terceirização, é preferível optar por uma empresa que ofereça reposição de funcionários, evitando atrasos.


Custos do rompimento contratual

Sabe-se que a terceirização de serviços é um acordo de cunho comercial entre duas empresas. Portanto, há um contrato com todas as cláusulas que defendem os interesses de ambas as partes.


Caso o valor da multa de quebra contratual seja muito alto e o serviço oferecido seja precário, é necessário que se espere o término para cancelar a contratação. Por isso, é necessário conhecer muito bem esses termos e valores.

Com esse conhecimento, é possível que se faça o cálculo do valor total da terceirização, incluindo a quebra de contrato, permitindo analisar a relação de custo-benefício do serviço até mesmo no pior dos casos.


Elaboração de gráficos

Diversas empresas gastam uma quantia muito alta de dinheiro para manter um staff para a realização dos serviços de suporte. Porém, antes de terceirizar algo, é necessário saber se haverá a diminuição dos custos.


O uso de gráficos e tabelas para controlar e inspecionar os gastos pode ser muito útil, uma vez que auxilia na amostragem e na projeção dos custos, justificando, ou não, a contratação do serviço terceirizado. Gráficos e tabelas são importantes para a avaliação de projeções futuras e para o controle dos gastos após o implemento da terceirização, apresentando de modo rápido e prático os resultados da estratégia.


Dessa forma, com a análise de todos os quesitos, a empresas pode avaliar o custo-benefício da contratação, e estimar quais setores necessitam ser terceirizados.


Gostou da resenha? Quer ficar por dentro de todas as novidades? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Entre em contato conosco em caso de dúvidas e faça já seu orçamento!

(21)2524-3656 - (21)2220-2657


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page