top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiArgos

Economia de água nos condomínios

O consumo de água vem ganhando destaque, e tornou-se um tema de ampla discussão no Brasil. O país é um dos maiores agraciados com este recurso, porém, existem muitas áreas que sofrem com a ausência.

Por ser uma das principais contas a ser paga no final do mês, a economia de água passa a ser uma responsabilidade não só dos moradores, mas também dos administradores dos condomínios.


É um assunto que merece muita atenção, e há ações que podem ser realizadas pela própria administração, como também há algumas ações que dependem dos moradores para darem certo, em prol da economia de água e do patrimônio:


Reaproveitamento e reutilização da água

A água da chuva pode ser armazenada com o objetivo de utilizá-la posteriormente para limpar uma área externa ou regar o jardim, por exemplo. Além disso, os condomínios que possuem piscinas devem verificar se as mesmas estão sendo cuidadas de forma que permitam a reutilização de sua água. Hoje em dia, existem muitos equipamentos que permitem manutenção eficaz e de qualidade, fazendo com que a água permaneça mais tempo sem ser substituída.


Ao substituir, a água que será dispensada pode ser armazenada ou utilizada para limpeza de áreas comuns ou externas.


Investimento em equipamentos modernos

A substituição de equipamentos antigos por mais modernos, por ser uma questão recente no país, pode acarretar numa ótima economia para o condomínio e para os moradores.


Equipamentos como as descargas de privada, se forem de modelos antigos, gastam de duas a três vezes mais do que os modelos mais novos, resultando num gasto desnecessário. Os modelos mais modernos contam com dois botões para necessidades distintas, gerando mais economia. A substituição ou adaptação desses equipamentos - quando possível - é uma medida a ser tomada.


Individualização

A Lei Federal 13.312, aprovada em 2016, determina que o uso de hidrômetros individuais seja obrigatório. Nos condomínios, essa lei proporciona diversas vantagens, como o fato de não precisar arcar com conta de água de moradores inadimplentes. Além disso, os moradores se conscientizam muito mais quando sentem as consequências do consumo em seus bolsos.


Vale lembrar que nem todas as medidas agradam todos os moradores. Para isso, é necessário incentivar e massificar a conscientização mostrando os benefícios ecológicos e financeiros da economia da água.


Gostou da resenha? Quer saber mais sobre esses serviços? Entre em contato conosco e faça já seu orçamento!

(21)2524-3656 - (21)2220-1657





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page