top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiArgos

Metodologia 5S: o que é e como funciona

A organização 5S é bastante conhecida mundialmente. Esse método foi desenvolvido pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de reerguer o país.


O nome '5S' deriva de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra 'S': Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu e Shitsuke. Aqui no Brasil, as palavras já foram traduzidas de diversas maneiras, mas a versão mais utilizada é:

-Seiri: utilização

-Seiton: organização

-Seisõ: limpeza

-Seiketsu: saúde

-Shitsuke: disciplina


A aplicação dessa metodologia gerou excelentes resultados, sendo rapidamente difundida pelo globo. Uma vez que não exige soluções extravagantes, rapidamente foi adotada, e é capaz de gerar mudanças significativas.


Funcionamento

Ao optar pela utilização desse método, toda a empresa e seus administradores devem comprometer-se com a filosofia da técnica, e esforçar-se para aplicá-la em todos os setores.


O senso de utilização prega o descarte de todo elemento inútil para os processos da empresa. Trata-se de uma faxina necessária para organizar o ambiente e prepará-lo para as de mais etapas. Geram-se alguns resultados imediatos, como redução de custos, melhor aproveitamento do espaço e otimização na organização de ambientes e processos.


O senso de organização tem o objetivo de otimizar os processos em si, buscando aproximar entidades que trabalham em conjunto, salvando tempo e dinheiro.


Já o senso de limpeza, que é o terceiro item dessa organização, compreende não só o produto ou serviço oferecido, mas também o ambiente de trabalho e as condições dos trabalhadores. Um ambiente mórbido diminui a produtividade, seja por problemas diretos afetando os funcionários ou o serviço/produto, seja de maneira indireta, através da desmotivação dos trabalhadores.


Antecedendo o último item, tem-se o senso de saúde, que é a ferramenta responsável por manter as três primeiras funcionando depois de aplicadas. É uma maneira de não deixar a rotina tomar conta, destruindo o que já foi feito. Padronização e melhorias são palavras-chave nessa etapa.


Por último, porém não menos importante, há o senso de disciplina. É o aspecto que visa tratar o elemento humano, afinal, de nada adianta um grande esforço inicial para aplicar a metodologia caso não seja mantido no dia a dia e praticado.


A melhor forma de obter resultados é trabalhando para melhorar o ambiente humano, as relações entre funcionários, fornecedores e clientes, além do ambiente empresarial.


Independentemente de não ser obrigatória, a aplicação da metodologia é um diferencial estratégico bem valorizado no mercado atual. Gera satisfação tanto para os clientes externos, que confiam na capacidade da empresa, quanto aos clientes internos, que se sentem bem em trabalhar numa empresa que busca melhorar constantemente.


Gostou da resenha? Quer saber mais sobre esses serviços? Entre em contato conosco e faça já seu orçamento!

(21)2524-3656 - (21)2220-2657



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page