top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiArgos

Uso de EPIs por equipes de limpeza

Os funcionários de limpeza estão sempre em contato com algum tipo de resíduo. Na maioria das vezes são resíduos químicos, orgânicos, pó, lixos em geral etc. Além desses resíduos, existem os riscos físicos, como pisos molhados e escorregadios, que podem causar danos e lesões graves à saúde dos profissionais. São diversos fatores que expõem o trabalhador à riscos químicos, biológicos, orgânicos e ergonômicos durante o período de trabalho.

Por essas razões, para garantir a segurança dos funcionários, as empresas de limpeza devem fornecer EPIs (equipamentos de proteção individual).


O uso adequados de EPIs


As empresas terceirizadoras de serviços são responsáveis por garantir que os profissionais recebam treinamento e qualificação para a execução da tarefa. E como a limpeza é um dos principais serviços oferecidos pelas corporações, elas possuem a melhor tecnologia para garantir a segurança e qualidade do serviço prestado.

Os EPIs são aplicados através da indicação de engenheiros, médicos e técnicos em SMS, que trabalham em conjunto para elaborar programas de segurança, sempre respeitando as legalidades.

Para o desenvolvimentos desses programas, os profissionais podem utilizar estudos aprofundados sobre acidentes de trabalho, ergonomia, saúde ocupacional, ou até mesmo recorrer ao PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) que fornece dados precisos e oferece soluções para que minimizam os riscos.

Deve-se certificar que os equipamentos indicados para limpeza profissional sejam eficientes na proteção contra riscos físicos, biológicos, ergonômicos, químicos e acidentes. Sendo assim, estes variam de acordo com a complexidade da atividade desenvolvida. Os equipamentos básicos contam com luvas de látex ou PVC, botas impermeáveis, óculos protetores e avental. Em alguns casos é necessário o uso de protetores auriculares, macacões e máscara protetora. E quando o risco é elevado, são utilizados equipamentos específicos, como sapatos com biqueira de aços e palmilhas de aço.


Fornecimento de EPIs


O fornecimento dos equipamentos de proteção é de responsabilidade da empresa de terceirização de limpeza, e deve ser feito gratuitamente. Mas é de responsabilidade da contratante monitorar se a prestadora de serviços cumpre com todas as legislações, tanto no oferecimento de EPIs quanto no uso e manutenções dos mesmos.



Gostou da resenha? Quer saber mais sobre esses serviços? Entre em contato conosco e faça já seu orçamento!

(21)2524-3656 - (21)2220-2657

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page